Irmãos e irmãs, iniciamos o
mês da Bíblia, oportunidade para
dedicarmos mais tempo à Palavra
do Senhor. Ela nos encanta, traz
sentido à vida e abre nossos olhos
para as cruzes que somos chamados
a carregar, mas nos mostra que o
Senhor caminha e conta conosco
Irmãos e irmãs, iniciamos o mês da Bíblia, oportunidade para dedicarmos mais tempo à Palavra do Senhor. Ela nos encanta, traz sentido à vida e abre nossos olhos para as cruzes que somos chamados a carregar, mas nos mostra que o Senhor caminha e conta conosco.
A apropriação das mídias, tais como a televisão, jornais, livros, revistas, HQs, vídeos, cinema, teatro, música, rádio, internet, entre outros, pelos professores, alunos e a escola é fundamental. Contudo, você pode se perguntar: “Como devo me apropriar das histórias em quadrinhos?” Para ajudar a resolver essa dúvida, lançamos a seguir algumas dicas que tornarão o seu olhar mais sensível quanto à utilização das histórias em quadrinhos em sua prática pedagógica: a) Antes de desenvolver qualquer recurso didá- tico, é necessário que passe por um processo de sensibilização e aceitação. Para que você não recue ou rejeite uma nova possibilidade, precisa compreendê-la bem e vê-la como aliada, algo que poderá contribuir em sua prática e que poderá trazer resultados efetivos. Claro que, para isso, o planejamento é fundamental; B) Faça uso das HQs não pelo simples consentimento, ou por modinha, mas pela concordância coerente, refl etida, praticada. Seja um professor reflexivo (PIMENTA, 2006). Desta forma, você será capaz não só de utilizar as histórias em quadrinhos, mas todas as novas mí- dias e tecnologias de comunicação disponíveis ou atraentes a seus alunos; C) Seja constantemente um professor-aprendiz. Mantenha um compromisso ético do trabalho que desenvolve junto aos seus alunos no cotidiano escolar. Dessa forma, você estará assumindo uma formação contínua, articulada com a disponibilidade de superar confl itos que possam aparecer no desenvolvimento do seu trabalho docente, além de estar aberto para a pesquisa e para a refl exão (LIMA, 2008); d)Todo material é fonte de informação, mas nenhum deve ser utilizado com exclusividade. É importante que você tenha sempre uma diversidade de materiais para que os conteúdos possam ser tratados da maneira mais ampla possível e que seja acessível ao maior número de alunos; e)Você, professor(a), tem a liberdade de seguir os mais variados métodos de ensino e oferecer a seus alunos uma diversidade de experiências de aprendizagem. Usufrua dessa diversidade para perceber que as HQs possuem elementos bastante úteis que podem ser utilizados facilmente na sua prática educativa, podendo ser trabalhadas concomitantemente com as várias disciplinas, tornando facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem; 5. o que posso fazer em minha prática didática? Apropriação: ato ou efeito de apropriar (-se), de se tornar próprio, adequado; adequação (Houaiss) Professor reflexivo: professores que são agentes ativos do seu próprio desenvolvimento docente e do espaço escolar. É aquele professor que reflete sobre a reflexão na ação.
f)A utilização das HQs no espaço escolar é antes de tudo um compromisso criativo seu com o fazer pedagógico e domínio metodológico do conteúdo a ser trabalhado com seus alunos; g) Ajude seus alunos a decodifi carem as imagens e a interpretar as ideias presentes nas HQs, pois a alfabetização por meio da imagem (e não apenas das letras presentes nos balões) amplia o horizonte educativo e favorece a construção e consolidação de muitos saberes; h) Incentive na sua escola a formação de gibitecas, ou seja, uma biblioteca composta por gibis e outros materiais contendo a linguagem dos quadrinhos. Um bom acervo integrado com o trabalho pedagógico pode proporcionar ao professor(a) uma práxis mais rica e lúdica, além de incentivar uma cultura leitora entre os alunos; i) Utilize as HQs como forma de abordar diferentes temas e conteúdos, inclusive, os que estão para além do currículo ofi cial, tais como semana do meio ambiente, da consciência negra, etc., permitindo uma aproximação da identidade e das experiências dos alunos, dos conteúdos escolares entre si e com os conhecimentos e saberes produzidos na sociedade e cultura; j)Tente criar projetos para desenvolver o trabalho com quadrinhos. A Pedagogia de Projetos pode ajudá-lo a ter uma visão diferente do que seja conhecimento e colaborar para um planejamento diferenciado do seu trabalho na escola. Práxis: é a possibilidade de enfrentamento crítico frente aos desafios postos pelo cotidiano por meio da da autorreflexão da prática. Pedagogia de Projetos: concepção de ensino que desperta uma maneira diferente de suscitar a compreensão dos alunos sobre os conhecimentos que circulam fora da escola e de ajudá-los a construir sua própria identidade. Nesse sentido, é mais do que uma técnica para transmissão dos conteúdos, pois promove uma mudança na maneira de pensar e repensar a escola e o currículo na prática pedagógica.
Vamos agora disponibilizar para você 3 ideias de projetos que poderá desenvolver em sua escola. Não apresentamos aqui uma receita, apenas uma orientação. Sinta-se à vontade para adaptar cada proposta a sua realidade local ou mesmo para criar novas, a partir das leituras que sugerimos como referências bibliográfi cas, conteúdo extra da Biblioteca Virtual ou da sua leitura pessoal de quadrinhos: f)A utilização das HQs no espaço escolar é antes de tudo um compromisso criativo seu com o fazer pedagógico e domínio metodológico do conteúdo a ser trabalhado com seus alunos; g) Ajude seus alunos a decodifi carem as imagens e a interpretar as ideias presentes nas HQs, pois a alfabetização por meio da imagem (e não apenas das letras presentes nos balões) amplia o horizonte educativo e favorece a construção e consolidação de muitos saberes; h) Incentive na sua escola a formação de gibitecas, ou seja, uma biblioteca composta por gibis e outros materiais contendo a linguagem dos quadrinhos. Um bom acervo integrado com o trabalho pedagógico pode proporcionar ao professor(a) uma práxis mais rica e lúdica, além de incentivar uma cultura leitora entre os alunos; i) Utilize as HQs como forma de abordar diferentes temas e conteúdos, inclusive, os que estão para além do currículo ofi cial, tais como semana do meio ambiente, da consciência negra, etc., permitindo uma aproximação da identidade e das experiências dos alunos, dos conteúdos escolares entre si e com os conhecimentos e saberes produzidos na sociedade e cultura; j)Tente criar projetos para desenvolver o trabalho com quadrinhos. A Pedagogia de Projetos pode ajudá-lo a ter uma visão diferente do que seja conhecimento e colaborar para um planejamento diferenciado do seu trabalho na escola. Práxis: é a possibilidade de enfrentamento crítico frente aos desafios postos pelo cotidiano por meio da da autorreflexão da prática. Pedagogia de Projetos: concepção de ensino que desperta uma maneira diferente de suscitar a compreensão dos alunos sobre os conhecimentos que circulam fora da escola e de ajudá-los a construir sua própria identidade. Nesse sentido, é mais do que uma técnica para transmissão dos conteúdos, pois promove uma mudança na maneira de pensar e repensar a escola e o currículo na prática pedagógica. a) Projeto Nona Arte Transforme a sua sala de aula em uma sala de leitura (caso isso não seja possível por conta do espaço físico, use a biblioteca da escola)! A partir de um tema escolhido democraticamente pela turma, traga revistas em quadrinhos de diversos estilos, personagens, formatos (caso o acervo de quadrinhos da sua escola ou gibiteca não satisfaça, peça para os alunos levarem para a sala os exemplares que eles tenham em casa). Oriente seus alunos para que tenham uma atenção
Acredite: você irá receber desde caixas fechadas com revistas seminovas a exemplares surrados e sem capa. Receba TUDO! Com aqueles exemplares malconservados, incompletos e sem capa, você pode até criar uma ofi cina na própria gibiteca, em conjunto com os alunos, para a criação de capas de papel cartão ou cartolina, além de favorecer recortes, se preciso. Depois do acervo montado e organizado (e isso não signifi ca que você deve parar de pedir doações) crie um livro de empréstimos para controlar a entrada e a saída das revistas e um livro de registro de doações. Quando possível, e se necessário, crie essa mesma plataforma de empréstimos e doações em versão digital, no computador, de forma a criar um histórico e acompanhamento dessa leitura. O(a) professor(a), enquanto coordenador do projeto, pode selecionar alunos da escola que se interessem em colaborar com o funcionamento da gibiteca, na qualidade de voluntário, uma ou duas vezes por semana, no contraturno ou no intervalo de aula. Lembre-se: a criação de gibitecas abre caminhos para a formação de novos leitores e estímulo ao gosto pela leitura. Sobre o voluntariado: Esses alunos voluntários, antes de iniciar sua ação, deverão assinar um TERMO, conforme a Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998. O Modelo do Termo de Voluntariado pode ser encontrado em sua Biblioteca Virtual no AVA – evitando que a escola tenha problema com questões trabalhistas e de exploração de menor. Ao final, a escola deve fornecer a declaração desse voluntariado ao aluno.
Irmãos e irmãs, iniciamos o
ResponderExcluirmês da Bíblia, oportunidade para
dedicarmos mais tempo à Palavra
do Senhor. Ela nos encanta, traz
sentido à vida e abre nossos olhos
para as cruzes que somos chamados
a carregar, mas nos mostra que o
Senhor caminha e conta conosco.
A apropriação das mídias, tais como a televisão,
ResponderExcluirjornais, livros, revistas, HQs, vídeos, cinema,
teatro, música, rádio, internet, entre outros,
pelos professores, alunos e a escola é fundamental.
Contudo, você pode se perguntar: “Como
devo me apropriar das histórias em quadrinhos?”
Para ajudar a resolver essa dúvida, lançamos a
seguir algumas dicas que tornarão o seu olhar mais
sensível quanto à utilização das histórias em quadrinhos
em sua prática pedagógica:
a) Antes de desenvolver qualquer recurso didá-
tico, é necessário que passe por um processo
de sensibilização e aceitação. Para que você
não recue ou rejeite uma nova possibilidade, precisa
compreendê-la bem e vê-la como aliada, algo
que poderá contribuir em sua prática e que poderá
trazer resultados efetivos. Claro que, para isso,
o planejamento é fundamental;
B) Faça uso das HQs não pelo simples consentimento,
ou por modinha, mas pela concordância
coerente, refl etida, praticada. Seja um
professor reflexivo (PIMENTA, 2006).
Desta forma, você será capaz não só de utilizar as
histórias em quadrinhos, mas todas as novas mí-
dias e tecnologias de comunicação disponíveis ou
atraentes a seus alunos;
C) Seja constantemente um professor-aprendiz.
Mantenha um compromisso ético do
trabalho que desenvolve junto aos seus alunos
no cotidiano escolar. Dessa forma, você estará
assumindo uma formação contínua, articulada
com a disponibilidade de superar confl itos que
possam aparecer no desenvolvimento do seu trabalho
docente, além de estar aberto para a pesquisa
e para a refl exão (LIMA, 2008);
d)Todo material é fonte de informação, mas nenhum
deve ser utilizado com exclusividade.
É importante que você tenha sempre uma diversidade
de materiais para que os conteúdos possam
ser tratados da maneira mais ampla possível e que
seja acessível ao maior número de alunos;
e)Você, professor(a), tem a liberdade de seguir
os mais variados métodos de ensino e oferecer
a seus alunos uma diversidade de experiências de
aprendizagem. Usufrua dessa diversidade para perceber
que as HQs possuem elementos bastante úteis
que podem ser utilizados facilmente na sua prática
educativa, podendo ser trabalhadas concomitantemente
com as várias disciplinas, tornando facilitadoras
do processo de ensino e aprendizagem;
5. o que posso fazer em minha
prática
didática?
Apropriação: ato ou efeito de
apropriar (-se), de se tornar próprio,
adequado; adequação (Houaiss)
Professor reflexivo: professores
que são agentes ativos do seu próprio
desenvolvimento docente e do espaço
escolar. É aquele professor que reflete
sobre a reflexão na ação.
f)A utilização das HQs no espaço escolar é antes
ResponderExcluirde tudo um compromisso criativo seu
com o fazer pedagógico e domínio metodológico
do conteúdo a ser trabalhado com seus alunos;
g) Ajude seus alunos a decodifi carem as imagens
e a interpretar as ideias presentes nas
HQs, pois a alfabetização por meio da imagem (e
não apenas das letras presentes nos balões) amplia
o horizonte educativo e favorece a construção
e consolidação de muitos saberes;
h) Incentive na sua escola a formação de
gibitecas, ou seja, uma biblioteca composta
por gibis e outros materiais contendo a linguagem
dos quadrinhos. Um bom acervo integrado
com o trabalho pedagógico pode proporcionar ao
professor(a) uma práxis mais rica e lúdica, além de
incentivar uma cultura leitora entre os alunos;
i) Utilize as HQs como forma de abordar diferentes
temas e conteúdos, inclusive, os que estão
para além do currículo ofi cial, tais como semana
do meio ambiente, da consciência negra, etc.,
permitindo uma aproximação da identidade e das
experiências dos alunos, dos conteúdos escolares
entre si e com os conhecimentos e saberes produzidos
na sociedade e cultura;
j)Tente criar projetos para desenvolver o
trabalho com quadrinhos. A Pedagogia
de Projetos pode ajudá-lo a ter uma visão
diferente do que seja conhecimento e colaborar
para um planejamento diferenciado do seu trabalho
na escola.
Práxis: é a possibilidade de
enfrentamento crítico frente aos
desafios postos pelo cotidiano por meio
da da autorreflexão da prática.
Pedagogia de Projetos: concepção
de ensino que desperta uma maneira
diferente de suscitar a compreensão
dos alunos sobre os conhecimentos que
circulam fora da escola e de ajudá-los a
construir sua própria identidade. Nesse
sentido, é mais do que uma técnica
para transmissão dos conteúdos, pois
promove uma mudança na maneira de
pensar e repensar a escola e o currículo
na prática pedagógica.
Vamos agora disponibilizar para você 3 ideias
ResponderExcluirde projetos que poderá desenvolver em sua escola.
Não apresentamos aqui uma receita, apenas
uma orientação. Sinta-se à vontade para adaptar
cada proposta a sua realidade local ou mesmo
para criar novas, a partir das leituras que sugerimos
como referências bibliográfi cas, conteúdo
extra da Biblioteca Virtual ou da sua leitura
pessoal de quadrinhos:
f)A utilização das HQs no espaço escolar é antes
de tudo um compromisso criativo seu
com o fazer pedagógico e domínio metodológico
do conteúdo a ser trabalhado com seus alunos;
g) Ajude seus alunos a decodifi carem as imagens
e a interpretar as ideias presentes nas
HQs, pois a alfabetização por meio da imagem (e
não apenas das letras presentes nos balões) amplia
o horizonte educativo e favorece a construção
e consolidação de muitos saberes;
h) Incentive na sua escola a formação de
gibitecas, ou seja, uma biblioteca composta
por gibis e outros materiais contendo a linguagem
dos quadrinhos. Um bom acervo integrado
com o trabalho pedagógico pode proporcionar ao
professor(a) uma práxis mais rica e lúdica, além de
incentivar uma cultura leitora entre os alunos;
i) Utilize as HQs como forma de abordar diferentes
temas e conteúdos, inclusive, os que estão
para além do currículo ofi cial, tais como semana
do meio ambiente, da consciência negra, etc.,
permitindo uma aproximação da identidade e das
experiências dos alunos, dos conteúdos escolares
entre si e com os conhecimentos e saberes produzidos
na sociedade e cultura;
j)Tente criar projetos para desenvolver o
trabalho com quadrinhos. A Pedagogia
de Projetos pode ajudá-lo a ter uma visão
diferente do que seja conhecimento e colaborar
para um planejamento diferenciado do seu trabalho
na escola.
Práxis: é a possibilidade de
enfrentamento crítico frente aos
desafios postos pelo cotidiano por meio
da da autorreflexão da prática.
Pedagogia de Projetos: concepção
de ensino que desperta uma maneira
diferente de suscitar a compreensão
dos alunos sobre os conhecimentos que
circulam fora da escola e de ajudá-los a
construir sua própria identidade. Nesse
sentido, é mais do que uma técnica
para transmissão dos conteúdos, pois
promove uma mudança na maneira de
pensar e repensar a escola e o currículo
na prática pedagógica.
a) Projeto Nona Arte
Transforme a sua sala de aula em uma sala de
leitura (caso isso não seja possível por conta do
espaço físico, use a biblioteca da escola)!
A partir de um tema escolhido democraticamente
pela turma, traga revistas em quadrinhos
de diversos estilos, personagens, formatos (caso
o acervo de quadrinhos da sua escola ou gibiteca
não satisfaça, peça para os alunos levarem para
a sala os exemplares que eles tenham em casa).
Oriente seus alunos para que tenham uma atenção
Acredite: você irá receber desde caixas fechadas
ResponderExcluircom revistas seminovas a exemplares surrados
e sem capa. Receba TUDO! Com aqueles
exemplares malconservados, incompletos e sem
capa, você pode até criar uma ofi cina na própria
gibiteca, em conjunto com os alunos, para a criação
de capas de papel cartão ou cartolina, além
de favorecer recortes, se preciso. Depois do acervo
montado e organizado (e isso não signifi ca que
você deve parar de pedir doações) crie um livro de
empréstimos para controlar a entrada e a saída das
revistas e um livro de registro de doações. Quando
possível, e se necessário, crie essa mesma plataforma
de empréstimos e doações em versão digital,
no computador, de forma a criar um histórico e
acompanhamento dessa leitura. O(a) professor(a),
enquanto coordenador do projeto, pode selecionar
alunos da escola que se interessem em colaborar
com o funcionamento da gibiteca, na qualidade
de voluntário, uma ou duas vezes por
semana, no contraturno ou no intervalo de aula.
Lembre-se: a criação de gibitecas abre caminhos
para a formação de novos leitores e estímulo ao
gosto pela leitura.
Sobre o voluntariado:
Esses alunos voluntários,
antes de iniciar sua ação,
deverão assinar um TERMO,
conforme a Lei nº 9.608, de
18 de fevereiro de 1998.
O Modelo do Termo
de Voluntariado pode
ser encontrado em sua
Biblioteca Virtual no
AVA – evitando que a escola
tenha problema com questões
trabalhistas e de exploração
de menor. Ao final, a escola
deve fornecer a declaração
desse voluntariado ao aluno.