sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Irmãos e irmãs, iniciamos o mês da Bíblia, oportunidade para dedicarmos mais tempo à Palavra do Senhor. Ela nos encanta, traz sentido à vida e abre nossos olhos para as cruzes que somos chamados a carregar, mas nos mostra que o Senhor caminha e conta conosco

5 comentários:

  1. Irmãos e irmãs, iniciamos o
    mês da Bíblia, oportunidade para
    dedicarmos mais tempo à Palavra
    do Senhor. Ela nos encanta, traz
    sentido à vida e abre nossos olhos
    para as cruzes que somos chamados
    a carregar, mas nos mostra que o
    Senhor caminha e conta conosco.

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  2. A apropriação das mídias, tais como a televisão,
    jornais, livros, revistas, HQs, vídeos, cinema,
    teatro, música, rádio, internet, entre outros,
    pelos professores, alunos e a escola é fundamental.
    Contudo, você pode se perguntar: “Como
    devo me apropriar das histórias em quadrinhos?”
    Para ajudar a resolver essa dúvida, lançamos a
    seguir algumas dicas que tornarão o seu olhar mais
    sensível quanto à utilização das histórias em quadrinhos
    em sua prática pedagógica:
    a) Antes de desenvolver qualquer recurso didá-
    tico, é necessário que passe por um processo
    de sensibilização e aceitação. Para que você
    não recue ou rejeite uma nova possibilidade, precisa
    compreendê-la bem e vê-la como aliada, algo
    que poderá contribuir em sua prática e que poderá
    trazer resultados efetivos. Claro que, para isso,
    o planejamento é fundamental;
    B) Faça uso das HQs não pelo simples consentimento,
    ou por modinha, mas pela concordância
    coerente, refl etida, praticada. Seja um
    professor reflexivo (PIMENTA, 2006).
    Desta forma, você será capaz não só de utilizar as
    histórias em quadrinhos, mas todas as novas mí-
    dias e tecnologias de comunicação disponíveis ou
    atraentes a seus alunos;
    C) Seja constantemente um professor-aprendiz.
    Mantenha um compromisso ético do
    trabalho que desenvolve junto aos seus alunos
    no cotidiano escolar. Dessa forma, você estará
    assumindo uma formação contínua, articulada
    com a disponibilidade de superar confl itos que
    possam aparecer no desenvolvimento do seu trabalho
    docente, além de estar aberto para a pesquisa
    e para a refl exão (LIMA, 2008);
    d)Todo material é fonte de informação, mas nenhum
    deve ser utilizado com exclusividade.
    É importante que você tenha sempre uma diversidade
    de materiais para que os conteúdos possam
    ser tratados da maneira mais ampla possível e que
    seja acessível ao maior número de alunos;
    e)Você, professor(a), tem a liberdade de seguir
    os mais variados métodos de ensino e oferecer
    a seus alunos uma diversidade de experiências de
    aprendizagem. Usufrua dessa diversidade para perceber
    que as HQs possuem elementos bastante úteis
    que podem ser utilizados facilmente na sua prática
    educativa, podendo ser trabalhadas concomitantemente
    com as várias disciplinas, tornando facilitadoras
    do processo de ensino e aprendizagem;
    5. o que posso fazer em minha
    prática
    didática?
    Apropriação: ato ou efeito de
    apropriar (-se), de se tornar próprio,
    adequado; adequação (Houaiss)
    Professor reflexivo: professores
    que são agentes ativos do seu próprio
    desenvolvimento docente e do espaço
    escolar. É aquele professor que reflete
    sobre a reflexão na ação.

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  3. f)A utilização das HQs no espaço escolar é antes
    de tudo um compromisso criativo seu
    com o fazer pedagógico e domínio metodológico
    do conteúdo a ser trabalhado com seus alunos;
    g) Ajude seus alunos a decodifi carem as imagens
    e a interpretar as ideias presentes nas
    HQs, pois a alfabetização por meio da imagem (e
    não apenas das letras presentes nos balões) amplia
    o horizonte educativo e favorece a construção
    e consolidação de muitos saberes;
    h) Incentive na sua escola a formação de
    gibitecas, ou seja, uma biblioteca composta
    por gibis e outros materiais contendo a linguagem
    dos quadrinhos. Um bom acervo integrado
    com o trabalho pedagógico pode proporcionar ao
    professor(a) uma práxis mais rica e lúdica, além de
    incentivar uma cultura leitora entre os alunos;
    i) Utilize as HQs como forma de abordar diferentes
    temas e conteúdos, inclusive, os que estão
    para além do currículo ofi cial, tais como semana
    do meio ambiente, da consciência negra, etc.,
    permitindo uma aproximação da identidade e das
    experiências dos alunos, dos conteúdos escolares
    entre si e com os conhecimentos e saberes produzidos
    na sociedade e cultura;
    j)Tente criar projetos para desenvolver o
    trabalho com quadrinhos. A Pedagogia
    de Projetos pode ajudá-lo a ter uma visão
    diferente do que seja conhecimento e colaborar
    para um planejamento diferenciado do seu trabalho
    na escola.
    Práxis: é a possibilidade de
    enfrentamento crítico frente aos
    desafios postos pelo cotidiano por meio
    da da autorreflexão da prática.
    Pedagogia de Projetos: concepção
    de ensino que desperta uma maneira
    diferente de suscitar a compreensão
    dos alunos sobre os conhecimentos que
    circulam fora da escola e de ajudá-los a
    construir sua própria identidade. Nesse
    sentido, é mais do que uma técnica
    para transmissão dos conteúdos, pois
    promove uma mudança na maneira de
    pensar e repensar a escola e o currículo
    na prática pedagógica.

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  4. Vamos agora disponibilizar para você 3 ideias
    de projetos que poderá desenvolver em sua escola.
    Não apresentamos aqui uma receita, apenas
    uma orientação. Sinta-se à vontade para adaptar
    cada proposta a sua realidade local ou mesmo
    para criar novas, a partir das leituras que sugerimos
    como referências bibliográfi cas, conteúdo
    extra da Biblioteca Virtual ou da sua leitura
    pessoal de quadrinhos:
    f)A utilização das HQs no espaço escolar é antes
    de tudo um compromisso criativo seu
    com o fazer pedagógico e domínio metodológico
    do conteúdo a ser trabalhado com seus alunos;
    g) Ajude seus alunos a decodifi carem as imagens
    e a interpretar as ideias presentes nas
    HQs, pois a alfabetização por meio da imagem (e
    não apenas das letras presentes nos balões) amplia
    o horizonte educativo e favorece a construção
    e consolidação de muitos saberes;
    h) Incentive na sua escola a formação de
    gibitecas, ou seja, uma biblioteca composta
    por gibis e outros materiais contendo a linguagem
    dos quadrinhos. Um bom acervo integrado
    com o trabalho pedagógico pode proporcionar ao
    professor(a) uma práxis mais rica e lúdica, além de
    incentivar uma cultura leitora entre os alunos;
    i) Utilize as HQs como forma de abordar diferentes
    temas e conteúdos, inclusive, os que estão
    para além do currículo ofi cial, tais como semana
    do meio ambiente, da consciência negra, etc.,
    permitindo uma aproximação da identidade e das
    experiências dos alunos, dos conteúdos escolares
    entre si e com os conhecimentos e saberes produzidos
    na sociedade e cultura;
    j)Tente criar projetos para desenvolver o
    trabalho com quadrinhos. A Pedagogia
    de Projetos pode ajudá-lo a ter uma visão
    diferente do que seja conhecimento e colaborar
    para um planejamento diferenciado do seu trabalho
    na escola.
    Práxis: é a possibilidade de
    enfrentamento crítico frente aos
    desafios postos pelo cotidiano por meio
    da da autorreflexão da prática.
    Pedagogia de Projetos: concepção
    de ensino que desperta uma maneira
    diferente de suscitar a compreensão
    dos alunos sobre os conhecimentos que
    circulam fora da escola e de ajudá-los a
    construir sua própria identidade. Nesse
    sentido, é mais do que uma técnica
    para transmissão dos conteúdos, pois
    promove uma mudança na maneira de
    pensar e repensar a escola e o currículo
    na prática pedagógica.
    a) Projeto Nona Arte
    Transforme a sua sala de aula em uma sala de
    leitura (caso isso não seja possível por conta do
    espaço físico, use a biblioteca da escola)!
    A partir de um tema escolhido democraticamente
    pela turma, traga revistas em quadrinhos
    de diversos estilos, personagens, formatos (caso
    o acervo de quadrinhos da sua escola ou gibiteca
    não satisfaça, peça para os alunos levarem para
    a sala os exemplares que eles tenham em casa).
    Oriente seus alunos para que tenham uma atenção

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  5. Acredite: você irá receber desde caixas fechadas
    com revistas seminovas a exemplares surrados
    e sem capa. Receba TUDO! Com aqueles
    exemplares malconservados, incompletos e sem
    capa, você pode até criar uma ofi cina na própria
    gibiteca, em conjunto com os alunos, para a criação
    de capas de papel cartão ou cartolina, além
    de favorecer recortes, se preciso. Depois do acervo
    montado e organizado (e isso não signifi ca que
    você deve parar de pedir doações) crie um livro de
    empréstimos para controlar a entrada e a saída das
    revistas e um livro de registro de doações. Quando
    possível, e se necessário, crie essa mesma plataforma
    de empréstimos e doações em versão digital,
    no computador, de forma a criar um histórico e
    acompanhamento dessa leitura. O(a) professor(a),
    enquanto coordenador do projeto, pode selecionar
    alunos da escola que se interessem em colaborar
    com o funcionamento da gibiteca, na qualidade
    de voluntário, uma ou duas vezes por
    semana, no contraturno ou no intervalo de aula.
    Lembre-se: a criação de gibitecas abre caminhos
    para a formação de novos leitores e estímulo ao
    gosto pela leitura.
    Sobre o voluntariado:
    Esses alunos voluntários,
    antes de iniciar sua ação,
    deverão assinar um TERMO,
    conforme a Lei nº 9.608, de
    18 de fevereiro de 1998.
    O Modelo do Termo
    de Voluntariado pode
    ser encontrado em sua
    Biblioteca Virtual no
    AVA – evitando que a escola
    tenha problema com questões
    trabalhistas e de exploração
    de menor. Ao final, a escola
    deve fornecer a declaração
    desse voluntariado ao aluno.

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