domingo, 22 de abril de 2018



Que Deus esteja contigo do início ao fim do dia. Te guiando, protegendo e te abençoando em todos os momentos.





2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. 5.2. A produção de uma
    HQ pelos alunos em
    sala de aula
    Esta pode ser uma experiência muito rica. O
    valor artístico e comunicacional desta atividade
    em uma aula de artes, por exemplo, pode parecer
    óbvio, mas esse exercício criativo também
    pode ser utilizado em aulas de outras disciplinas,
    tais como: português, redação, história, fi losofi a,
    ciências etc.
    Não é incomum que o professor peça ao aluno
    para escrever uma redação sobre suas férias na
    volta às aulas. Por que não fazer essa mesma proposta
    utilizando-se da linguagem dos quadrinhos?
    Outra ideia que pode fortalecer a interpretação de
    texto seria apresentar aos alunos uma reportagem
    e propor para que eles façam um infográfi co sobre
    o assunto com a sintaxe da arte sequencial.
    Imagine também utilizar um assunto relevante e
    factual e propor a produção de charges. Uma lição
    de ciências, como a metamorfose das borboletas,
    também pode ser ilustrada em forma de quadrinhos
    pelos estudantes. Como fi caria? Qualquer
    uma dessas atividades pode ser aplicada a alunos
    de diversas idades, individualmente ou em grupo.
    Como se dá nas grandes editoras americanas
    ou japonesas, o(a) professor(a) pode optar pelo
    método de produção industrial. Estas empresas,
    muitas vezes funcionam com grandes equipes
    de profi ssionais envolvidos em uma história em
    prol da agilidade da produção. As tarefas são divididas
    e coordenadas por um diretor de arte ou por
    um editor. No caso da atividade sugerida, este papel
    pode ser assumido pelos próprios professores.
    A equipe criativa montada pelos facilitadores
    da atividade (editores) pode envolver roteirista,
    desenhista(s) (ou responsáveis pelas imagens,
    no caso de usarem fotos ou recortes de
    revistas, por exemplo), arte-finalista (que
    pode ser o mesmo desenhista), letrista e colorista
    (se for o caso). Os professores podem optar
    por montar equipes mais enxutas de duas ou
    três pessoas. Ou mesmo um trabalho individual,
    feito por apenas uma pessoa, o que denominamos
    de método de produção autoral.

    ResponderExcluir