Quase 73% das famílias brasileiras estão endividadas hoje. O dado é da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada no finalzinho de agosto. A mesma pesquisa mostra que cada vez mais famílias precisam usar mais da metade da renda delas só para pagar dívidas.
Porque este ódio que você sente, é veneno, e eu, não vou me envenener também.
ResponderExcluir“Cabe à educação estabelecer diálogos com as práticas
ResponderExcluirculturais dos adolescentes e jovens, qualificar crítica e
eticamente os usos que eles fazem das tecnologias na
direção de uma participação social mais efetiva, que
promova experiências com práticas colaborativas e vivências
culturais significativas. Além disso, cabe propiciar uma
gestão adequada dos riscos e ameaças que possam ser
encontrados no ambiente virtual”.
(SEDUC-SP, Diretrizes Curriculares Tecnologia e Inovação, item 1.3)
“O Currículo Paulista articula o uso das tecnologias em todos
ResponderExcluiros componentes curriculares, evidenciando a importância
do desenvolvimento de uma atitude crítica do estudante
em relação à cultura digital e de reconhecer o potencial
de comunicação, interação e produção de conhecimento
por meio das TDIC, estimulando curadoria de referenciais
diversos, produção de conteúdos digitais, posicionamento
atuante e transformador”.
(SEDUC-SP, Diretrizes Curriculares Tecnologia e Inovação, item 1.3)
As Diretrizes Curriculares de Tecnologia e Inovação são fruto de um trabalho
ResponderExcluirque envolveu vários profissionais da Rede Estadual, colaboradores do meio
acadêmico e de instituições que são referência na área.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais
ResponderExcluirde informação e comunicação de forma crítica, significativa,
reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações,
produzir conhecimentos, resolver problemas
e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
ResponderExcluirAs atividades, utilizadas para contemplar o pensamento científico, podem estar relacionadas aos métodos e técnicas da pesquisa científica como objetivo, método a ser utilizado e procedimentos como coleta de dados, análise dos dados e resultados da investigação. Além disso, podem estar relacionadas a outros tópicos e eixos e podem ser material em processo de diagramação, realizadas em agrupamentos produtivos, o que permite o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como colaborar, cooperar e trabalhar a resolução de conflitos, ter responsabilidade, aprender com o erro etc. Essas habilidades são indispensáveis nas relações sociais, seja na escola, em casa, na comunidade, no ambiente de trabalho.
ResponderExcluirAntes do trabalho em sala de aula, gostaríamos de convidá-lo a construir algo – um dispositivo robótico, uma narrativa, um objeto ou um produto – e, nesse processo, identificar as fases previstas na Espiral de Aprendizagem. Ou mesmo observar esse processo em alguma atividade, alguma ação na escola, em seu componente curricular ou área de atuação.
ResponderExcluirO que você achou da experiência?