domingo, 26 de setembro de 2021

Coquigaguelo

Quase 73% das famílias brasileiras estão endividadas hoje. O dado é da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada no finalzinho de agosto. A mesma pesquisa mostra que cada vez mais famílias precisam usar mais da metade da renda delas só para pagar dívidas.


 

8 comentários:

  1. Porque este ódio que você sente, é veneno, e eu, não vou me envenener também.

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  2. “Cabe à educação estabelecer diálogos com as práticas
    culturais dos adolescentes e jovens, qualificar crítica e
    eticamente os usos que eles fazem das tecnologias na
    direção de uma participação social mais efetiva, que
    promova experiências com práticas colaborativas e vivências
    culturais significativas. Além disso, cabe propiciar uma
    gestão adequada dos riscos e ameaças que possam ser
    encontrados no ambiente virtual”.
    (SEDUC-SP, Diretrizes Curriculares Tecnologia e Inovação, item 1.3)

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  3. “O Currículo Paulista articula o uso das tecnologias em todos
    os componentes curriculares, evidenciando a importância
    do desenvolvimento de uma atitude crítica do estudante
    em relação à cultura digital e de reconhecer o potencial
    de comunicação, interação e produção de conhecimento
    por meio das TDIC, estimulando curadoria de referenciais
    diversos, produção de conteúdos digitais, posicionamento
    atuante e transformador”.
    (SEDUC-SP, Diretrizes Curriculares Tecnologia e Inovação, item 1.3)

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  4. As Diretrizes Curriculares de Tecnologia e Inovação são fruto de um trabalho
    que envolveu vários profissionais da Rede Estadual, colaboradores do meio
    acadêmico e de instituições que são referência na área.

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  5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais
    de informação e comunicação de forma crítica, significativa,
    reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
    escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações,
    produzir conhecimentos, resolver problemas
    e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

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  6. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

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  7. As atividades, utilizadas para contemplar o pensamento científico, podem estar relacionadas aos métodos e técnicas da pesquisa científica como objetivo, método a ser utilizado e procedimentos como coleta de dados, análise dos dados e resultados da investigação. Além disso, podem estar relacionadas a outros tópicos e eixos e podem ser material em processo de diagramação, realizadas em agrupamentos produtivos, o que permite o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como colaborar, cooperar e trabalhar a resolução de conflitos, ter responsabilidade, aprender com o erro etc. Essas habilidades são indispensáveis nas relações sociais, seja na escola, em casa, na comunidade, no ambiente de trabalho.

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  8. Antes do trabalho em sala de aula, gostaríamos de convidá-lo a construir algo – um dispositivo robótico, uma narrativa, um objeto ou um produto – e, nesse processo, identificar as fases previstas na Espiral de Aprendizagem. Ou mesmo observar esse processo em alguma atividade, alguma ação na escola, em seu componente curricular ou área de atuação.
    O que você achou da experiência?

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