quinta-feira, 31 de maio de 2018




Nos últimos anos o que mais tem chamado a atenção de pais, professores e pesquisadores são grupos de jovens em todos os lugares do mundo que leem mangás, assistem animes e jogam games. Sim, assistem animes praticamente o dia todo, colecionam mangás, falam ou teorizam sobre animes e até andam com roupas baseadas em seus personagens. Aos olhos dos mais velhos, esses grupos parecem que não têm mais nada a fazer do que colocar animes, mangás e games no centro de suas vidas. Mas o público adulto, incluindo universitários, também tem demonstrado interesse no tema, gerando trabalhos e/teses sobre o assunto.Para você, professor(a), orientador(a) de trabalhos universitários ou pais de crianças e jovens é muito importante saber o que representa este fenômeno de comunicação que, enquanto mercado, é um dos alicerces da cultura de entretenimento do Japão, atingindo ali tiragens milionárias.




Um comentário:

  1. Para que os professores possam alcançar um bom aproveitamento e usufruir de seus resultados, é preciso que se familiarizem com a linguagem dos mangás e dos animes. Antes de tudo, é importante que o professor saiba que a cultura pop japonesa não é exclusiva da época contemporânea. A maioria dos temas e estilos de produção é retirada de tradições artísticas e literárias desde o Período Heian (de 794 -1185) da história nipônica e das primeiras representações do imaginário de romances imperiais.O cinema japonês, cozinha, programas de televisão, animes, mangá e música, todos se desenvolveram a partir de antigas tradições artísticas e literárias, e muitos de seus temas e estilos de apresentação podem ser rastreados a partir das formas tradicionais de arte.

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