Quem nunca leu ou reparou naqueles desenhos
que são publicados nos jornais e revistas e,
mais recentemente, disponibilizados em blogs ou
enviados para nossas caixas de mensagem mostrando
situações do dia a dia da política e da nossa
sociedade de modo geral?
Quem nunca riu ou ficou pensativo – às vezes
até indignado e/ou revoltado – diante de
algumas dessas imagens? Certamente você já
sabe do que se trata. Sim, estamos falando de
charges e cartuns.
Humor Gráfico: termo utilizado para
ResponderExcluirrepresentar uma diversidade de obras
gráfi cas comuns em suportes impressos, tais
como as charges, cartuns (ou cartoons), tiras
em quadrinhos e caricaturas, que provocam
comicidade a partir de refl exões, sátiras ou
críticas sociopolíticas, entre outros.
Iconografia: repertório de imagens
próprio de uma obra, gênero de arte, artista
ou período artístico
A primeira coisa que o educador deve saber é
ResponderExcluira definição do que é charge e do que é cartum.
Cada artista ou estudioso, por força de ofício, acaba
apresentando o seu próprio conceito, mas, no
fundo, a grande maioria deles está falando de coisas
muito parecidas.
Para começar, precisamos reconhecer que entre
a charge e o cartum há uma condição que é comum
e determinante: ambos são modalidades do humor
gráfico de natureza dissertativa, ou seja, sempre
apresentam a defesa de uma ideia.
E qual seria a diferença entre esses dois tipos
de desenho? De modo geral, pode-se dizer que a
charge é uma representação humorística, caricatural
e de caráter político, satirizando um fato ou
personalidade específicos, funcionando como uma
espécie de “editorial gráfico”. Por sua vez, o cartum
difere da charge por fazer referência a fatos
ou pessoas ficcionais, sem ligação com a realidade
imediata, portanto, atemporal e marcado por um
humor universal.
Como a charge tem uma relação muito estreita
ResponderExcluircom a realidade imediata, com a atualidade
dos fatos e das coisas, um dos elementos mais importantes
a ser considerado é sua efemeridade.
A charge mantém sua eficácia e eficiência como
expressão comunicativa no curto período de tempo
em que o acontecimento a que se refere permanece
na memória individual e social do seu leitor. Depois
disso, ela perde sua força comunicativa. Porém, por
outro lado, ela ganha valor como fonte histórica
(aí a tarefa é com os historiadores...).
Latuff Angelo Agostini
Efemeridade: o que é efêmero,
passageiro, temporário, que dura pouco
Uma característica que é própria das charges
ResponderExcluire dos cartuns é a presença do humor.
Naturalmente entendemos humor como aquilo
que nos provoca o riso, não é verdade? No caso
do humor gráfico, entretanto, precisamos perceber
o sentido desse “humor” de outra maneira. É
evidente que a grande maioria das charges e cartuns
provoca o riso no seu leitor. Mas quando o riso
não acontece, será que isso significa ausência de
humor? E como explicar que um desses desenhos
pode provocar o riso em algumas pessoas e, ao
mesmo tempo, indignação ou repulsa em outras?
Isso acontece porque, para entender o sentido de
humor nas charges e nos cartuns, é necessário considerar
que o humor é aquele elemento presente
na imagem que promove uma transgressão
e uma desordem na situação real retratada, ou
como nas palavras do pensador e escritor italiano
Umberto Eco, que “mina a lei”, que destrona os
poderosos. Portanto, pelo humor, as charges e cartuns
funcionam como uma forma consistente
de crítica política e social.
Transgressão: ato de transgredir, de violar,
ResponderExcluirde ir além de. Essa violência do(a) artista é a
sua forma de expressão, de não aceitação e/ou
incompreensão diante dos valores estabelecidos
e impostos pela realidade que o(a) cerca, de
subversão, de criação do novo ou mesmo de
denúncia ou ridicularização do status quo.
Mas e se a charge ou cartum fizer alguém rir,
ResponderExcluirsignifica necessariamente que essa pessoa não
entendeu a proposta do artista ou que é uma
alienada? Nada disso! O humor, em qualquer situação,
também ativa o ato do riso. Porém, essa é
apenas uma das camadas produzidas pelo humor.
Há outras mais profundas que o humor se propõe
a atingir, e é nelas que o potencial crítico e
persuasivo é ativado com mais energia, possibilitando
uma mudança de consciência e de
atitude diante da situação e da temática retratadas
nas imagens desenhadas.
Um exercício que o educador pode realizar é
selecionar charges e cartuns a respeito de temas
diversos (polêmicos, de preferência) e distribuir entre
os seus educandos. O próximo passo é observar
a reação de cada um deles e pedir que registrem
suas opiniões e sensações. Depois, deve-se promover
um debate coletivo a partir das diferenças
de opinião e percepções manifestadas pelos educandos.
Ao final, o educador apresenta a definição
de humor referente às charges e cartuns.
A charge e o cartum são desenhos de humor
ResponderExcluirque há um bom tempo estão presentes na
sociedade brasileira. Esses desenhos, assim como
as histórias em quadrinhos, se tornaram comuns
em jornais e revistas e, no começo, justamente
por despertarem a curiosidade dos leitores, tinham o objetivo de estimular o consumo dos
periódicos impressos. Porém, com o avanço das
técnicas de produção e de impressão, eles foram
ganhando espaço como material de opinião e de
crítica às mazelas de nossa sociedade.
Sem pretender estabelecer tipificações rígidas
ResponderExcluirou categorias determinadas, é possível perceber
algumas especificidades no universo das charges
e cartuns e, com isso, identificar diferentes tipos
para essas modalidades do humor gráfico. A principal
delas é com relação ao contexto retratado, de
ordem mais política ou social.
Pode parecer redundante, mas podemos caracterizar
algumas charges como charge política ou
cartum político. São aquelas imagens que apresentam
temáticas relacionadas à conjuntura política
local, nacional ou internacional, vinculadas a fatos
ou personagens reais (no caso da charge) ou a abordagens
políticas genéricas (no caso do cartum). Na
prática, é a grande maioria das charges e cartuns
produzidos em nossa imprensa. Essas imagens exalam
acidez e criticidade e, em alguns casos, chegam
a exercer uma atitude quase militante.
Por sua vez, há algumas imagens que, apesar
ResponderExcluirde manterem essencialmente as qualidades das
charges e cartuns, apresentam uma atitude mais
amena em relação à temática retratada e,
por isso, podem ser definidas como charge social
ou cartum social. Elas funcionam como uma espécie
de crônica ilustrada e é bastante utilizada no
contexto esportivo e para prestar homenagens.
O formato de apresentação das imagens é outro
aspecto utilizado para designar diferentes tipos
de charges e cartuns. Na quase totalidade dos
casos, esses desenhos aparecem em um único
quadro. Podemos também encontrar várias cenas
inseridas em um único quadro maior. Porém, principalmente
no caso das charges, há situações em
que ela é apresentada por meio de uma tira. Nesse
caso, a denominamos de tira chárgica.
É bastante comum nas publicações impressas
as charges e cartuns acompanharem ou complementarem
algum texto verbal. Apesar disso,
não se deve considerar que essas produções iconográfi
cas tenham como objetivo apenas ilustrar
ou ser um elemento decorativo de um texto verbal.
Ao contrário, elas têm autonomia informativa
e propósito comunicativo próprio e
peculiar. Além disso, é possível verificar em várias
publicações a charge ocupando um lugar especí-
fico, sem relação necessária e imediata com qualquer
notícia ou produção verbal. Nesses casos, o
leitor estará diante de uma charge editorial.
Elas aparecem em diversos contextos comunicativos,
ora explorando o tema de maior importância,
visibilidade ou polêmica explorado pelo veículo de
comunicação, ora como uma tentativa de sistematização
de uma determinada conjuntura econômica
ou sociopolítica.
O educador pode se utilizar da produção de
ResponderExcluircharges e cartuns para fi ns de ensino e aprendizagem.
Assim, além de realizar uma atividade
lúdica, ainda estimula a criatividade e a criticidade
dos educandos.
Para a produção de charges, o professor deve
escolher um fato ou notícia da atualidade que seja
do conhecimento da maioria das pessoas envolvidas
e oferecer o máximo possível de informações
e detalhes a seu respeito. Ele pode, ainda, disponibilizar
fotos de pessoas envolvidas no fato a ser retratado,
incentivando a produção de caricaturas.
Esse recurso é sempre uma estratégia muito
eficiente para as charges, pois facilita ao leitor o
reconhecimento dos acontecimentos. Depois disso,
é só deixar agir a criatividade do educando na
produção de sua própria charge.
Por sua vez, para a produção de cartuns, deve
haver uma liberdade maior na criação da narrativa
visual e verbal, inclusive, com a possibilidade
de inventar personagens que possam vivenciar
as mais distintas situações. O professor pode contribuir
apresentando sugestões de temas que estejam
diretamente relacionados com a sua disciplina
ou ainda temas transversais, garantindo que
as imagens produzidas sejam utilizadas no contexto
do processo educativo.
Caricatura: retrato caricato que apresenta
de maneira exagerada, geralmente distorcida e
engraçada, as características físicas de uma pessoa.
Além de incentivar a produção de charges e
ResponderExcluircartuns como atividade pedagógica, o educador
também pode propor exercícios de análise
desse tipo de imagem como estratégia de
aprendizagem. Para isso, há uma série de elementos
e condições que devem ser considerados
para a realização de uma boa análise.
A primeira questão a ser considerada é que
a charge ou cartum são recursos gráfico-visuais
que compõem um universo comunicativo
mais amplo. Não é possível fazer uma análise
sem considerar o contexto comunicativo
maior, afinal, as charges e cartuns se integram,
dão sentido e compõem os textos verbais de um
jornal ou revista e essa unidade não deve ser
quebrada. Mesmo no caso de uma charge editorial,
ainda assim é preciso considerar todo o
contexto da página onde foi publicada.
No caso específico das charges, também é
necessário verificar se elas fazem parte de uma
produção jornalística formal. Nesse caso, a qualidade
informativa da imagem é fundamental
e o analista deve examinar se os principais
elementos informativos estão presentes e, caso
não estejam, deve indicar se essa ausência compromete
a efetividade comunicativa.
Como já indicado, a charge ou cartum se
propõe a defender uma ideia. Portanto, representam
a opinião de alguém tentando influir
7. Dicas importantes para o
professor realizar a análise de
charges
e cartuns
no raciocínio e/ou na opinião de outra pessoa.
Porém, toda charge ou cartum é produzido sob
certas condições de produção e, para fazer uma
boa análise, o professor precisa cumprir alguns
objetivos, entre eles: (a) identificar o autor e sua
formação ideológica; (b) conhecer as características
do veículo ou do suporte onde
estão publicados e também das instituições responsáveis
pela respectiva produção comunicativa;
(c) ter conhecimento de como se organizam
as relações sociais de produção (se há ou
não vínculo empregatício do chargista ou cartunista
na empresa); (d) conferir se há interações
entre diferentes sujeitos durante o processo
de criação das imagens; (e) verificar como se
estabelecem os processos decisórios em relação
à aceitação e consequente publicação da
imagem produzida.
Combinado com essas dicas para uma análise
mais voltada para o contexto sociopolítico, também
é preciso realizar uma descrição detalhada
dos elementos visuais e verbais contidos
na charge ou cartum (personalidades conhecidas,
cenários, expressões, cores, balões de fala,
legendas etc.). Depois disso, deve-se acionar
todo o repertório de conhecimentos gerais e específi
cos que permita explicitar os efeitos de sentido
da imagem a ser analisada.
Além dessas orientações gerais, o professor
ResponderExcluirdeve se familiarizar com as metodologias pró-
prias para análise de imagens, pois sabemos que
não é fácil fazer a leitura de uma imagem. É preciso
apresentar argumentação sólida, coerente e
que faça sentido. Não se pode fazer uma boa
análise baseada apenas em “achismos”.
Como exercício de aplicação e de aprendizagem,
os professores podem buscar o jornal de
sua cidade ou região, selecionar as charges e
cartuns publicados e realizar uma análise dessas
imagens procurando aproveitar todas essas dicas
apresentadas. Claro, é bom ampliar a sua leitura
sobre o assunto em outras fontes.
Mais do que retratar o nosso cotidiano e pautar
ResponderExcluirtemas de grande relevância para a vida social, as
charges e os cartuns, como vimos, podem servir
como importante estratégia educativa, no
momento em que em forma de desafio, o educando
será provocado a refletir, a impulsionar a sua
imaginação e criatividade e a exercitar e desenvolver
a sua capacidade crítica de ver o mundo.
Por essas e outras, professor(a), procure conhecer
mais e abuse dessas imagens em suas atividades
em sala de aula. Certamente, seus alunos sairão
ganhando.