Os desenhistas fazem um estudo de fotografias de paisagens, cidades e construção de interiores.
Fazem esboços de várias versões, simplificando
edifícios e prestando atenção para as sombras
e realces. Isto vai ajudar muito os alunos a terem
ideias para compor uma história.
A segunda forma de enfoque – discussões em
classe – no qual o mangá e o animês podem servir
para debates, é muito produtiva para o ensino mé-
dio e superior.
Naturalmente, essas atividades devem ser planejadas
previamente, no início do semestre. Não
podemos esquecer que as histórias em quadrinhos,
mangá ou animês, quando utilizados em sala
de aula, não são passatempos e, sim, ferramentas
que o(a) professor(a) usa para introduzir, enfatizar
determinado conteúdo e avaliar o aprendizado.
Maus: a história de um sobrevivente blicado em mais de 30 línguas, as suas primeiras
ResponderExcluir, pupáginas
foram publicadas em 1980 (na revista
Raw), sendo a obra concluída apenas em 1991.
No ano seguinte, seu autor receberia o
Pulitzer
Prêmio
, sendo a única HQ a recebê-lo. Ganhou
também o American Book Awards. Detalhe:
gelman não queria utilizar o termo
Spiegraphic
novel
mas por força de contrato, conformou-se.